EMPREENDEDORISMO DEPOIS DOS 60

07/07/2024

Para falar sobre o empreendedorismo depois dos 60 anos, Guilherme Paulus, fundador da operadora e agência de viagens CVC, e Arnaldo Franken, líder do Grupo Arbo, foram convidados por Mariana Aldrigui, professora, doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo.


Arnaldo, que aos 72 anos, fundou o Diversa Turismo, relembra a fase de pandemia que atingiu todos os setores e como manteve uma empresa recém-criada durante o período. "Meu pai me ensinou que quem guarda, sempre tem". O empreendedor acredita que o Brasil vende muito bem os destinos para o público com mais de 60 anos, apesar de não estar pronto para recebê-los. "Infelizmente a grande maioria dos hotéis não está estruturada para isso. São poucos quartos disponíveis para pessoas necessitadas, muitos resorts e hotéis não têm nem rampa de acesso. O nosso turismo não está bem preparado, mas nós temos um campo de venda enorme para isso".

.


Guilherme relembrou sua trajetória no turismo que se iniciou aos 20 anos e comentou como sua empresa se prepara para olhar para o público com mais de 60 anos. "Não é mais só os 60+, mas os 80+. Nós fomos ganhando qualidade de vida e o Brasil ainda não olha com muito detalhe este público. Todo mundo falava que o idoso tinha que viajar de segunda a sexta, pela tarifa mais baixa, mas essa camada social também deseja curtir os destinos aos finais de semana", comentou.

.

Para finalizar, os profissionais reforçaram que o turismo sofrerá diversas mudanças com a chegada da Inteligência Artificial e que o caminho é focar em conteúdo e roteiros únicos que não são encontrados com facilidade na internet. "Além disso, o principal conselho para quem quer empreender hoje é "acreditar no seu sonho e idealizar o trabalho que você está fazendo", compartilhou Paulus.

.